DICAS

  Como remover manchas escuras no pescoço

 Aquilo que você acha ser uma mancha escura de sujeira ao redor do pescoço pode, na verdade, ser uma condição médica. Um dos sintomas da acantose nigricante é um círculo grosso marrom no pescoço que é geralmente confundido com sujeira. Antes de tomar medidas drásticas para tentar removê-lo, consulte um médico para ter certeza de que não é uma condição não diagnosticada. Assim que conseguir o atestado de saúde, você pode prosseguir e tentar limpar o pescoço.

 

O que você precisa?

  • Sabonete
  • Escova de unha
  • Produto esfoliante
  • Tomate
Lista completa
 

Instruções

  1. 1
    Esfregue o pescoço com uma escova de unha enquanto toma banho. Use um sabonete forte como o sabonete de lixívia. Esfregue-o na escova e esfregue-a no pescoço e, em seguida, enxágue bem debaixo do chuveiro.
  2. 2
    Esfolie com um produto esfoliante que possua pequenas bolinhas. Ele deve remover as células mortas ou secas da pele. Existem vários produtos esfoliantes disponíveis na maioria das mercearias e drogarias.
  3. 3
    Tente realizar o clareamento da pele se o método de esfregar e esfoliar não funcionar. O círculo pode ser uma pele escura e não suja. Prepare uma mistura de suco de tomate com um limão. Aplique-a e deixe por 15 minutos. Enxágue com água fria e seque com uma toalha de rosto.
  4. 4
    Use um produto de clareamento de pele comercial se o método natural não funcionar. Esses produtos contêm uma variedade de ingredientes e substâncias químicas que clareiam a pele.


INFORMAÇÕES SOBRE COMO REGISTRAR TEXTOS NA BIBLIOTECA NACIONAL


Se você criar uma obra, a registrar em cartório e pensar que poderá dormir tranquilo pois seus direitos estarão garantidos, estará se enganando, caso outra pessoa registrar sua obra no EDA (Escritório de Direitos Autorais) infelizmente terá direitos sobre a mesma. Registro em cartório não define a obra pensar desta maneira é um erro. A única forma de proteção integral é efetuar o registro do Direito Autoral.
O Escritório tem representações regionais, os endereços seguem abaixo, guarde esta lista. Os autores poderão também enviar o material, com pedido de registro, pelo correio, para qualquer uma das sedes (preferencialmente por SEDEX).
O que levar?
Xerox: RG + CPF
Todas as obras devem ser apresentadas em pastas tipo polionda ou papelão com elástico: (c/ o título das obras e índice com numeração)
Uma cópia irá para a Biblioteca (assinar cada folha, conforme RG); a outra irá ficar com o escritor e/ou compositor.
O Escritório procede enviando os trabalhos de letras de música, músicas com partitura, textos literários e teatrais, poesias, crônicas, contos, romances, etc para à Biblioteca Nacional.
Os valores são de R$20,00 (vinte reais - até 100 páginas) para pessoas físicas – o autor pode registrar um conjunto de trabalhos (um livro de poesias, por exemplo) pagando essa taxa única e de R$40,00 (quarenta reais) para pessoas jurídicas, ou música com partitura (que nesse caso, o valor será cobrado por obra).

G.R.U (Guia de Recolhimento da União: será pago na agência do Brasil)
Para imprimir o boleto do Guia de Recolhimento da União, acesse o site www.bn.br/eda Registros/Serviços = IMPRIMIR O GRU https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
Outro caminho: www.stn.fazenda.gov.br , clique em SIAFI - Guia de Recolhimento da União – Impressão GRU simples. Verifique os dados de preenchimento obrigatório no site da Biblioteca Nacional e lembre-se de enviar o comprovante original!
Caso isso não seja possível, dirija-se ao EDA de sua cidade para pegar seu boleto. Se informar no local como se poderá obter o GRU para o recolhimento de uma taxa/ que provavelmente poderá ser pago em agência do Brasil próximo ao escritório de representação e/ou Biblioteca.
Nota: Todo pagamento deve obrigatoriamente ser feito através de GRU. Aproveitamos para informar que não deve ser enviado ao EDA cheques ou moedas em espécie.
Registro de Obras:
Registramos no EDA: livros, poesias, músicas(letras e/ou partituras), desenhos, fotografias.
Veja listagem completa aqui ou em nosso formulário.
•  Normas
•  Procedimentos para registro de Música
•  Formulário de Requerimento
•  GRU
•  Tabela de Preços
•  MODELO de preenchimento do Formulário de Requerimento.


Serviços:
Além do registro de obras, o Escritório de Direitos Autorais presta outros serviços, tais como: análise de recurso contra indeferimento, saída de dependência (a partir do cumprimento ou não de exigência feita pelo Escritório de Direitos Autorais), busca de anterioridade (Certidão de Inteiro Teor), 2.ª via de Certificado de Registro, 2.ª via de Carta de Indeferimento, retificação de registro, averbações de contrato de cessão de direitos patrimoniais, edição e licença; reprodução (cópia) de obras depositadas para registro.
•  Normas
•  Formulário de Serviço
•  GRU
•  Tabela de Preços
•  MODELO de preenchimento do Formulário de Serviço.


Observação:
Ao requerente no ato do atendimento, na recepção da sede do Escritório de Direitos Autorais e nas Representações, será fornecido como comprovante do recebimento do pedido de registro da obra um protocolo. Caso o requente não possa se dirigir a nossa Sede ou a uma de nossas Representações, toda a documentação deverá ser enviada por SEDEX ou Carta Registrada diretamente para o Rio de Janeiro. Para os pedidos de registro efetuados através dos Correios, não fornecemos protocolo. Neste caso o requerente deverá aguardar o recebimento da resposta pelo Correio, de acordo com os prazos vigentes.

Após todo trâmite efetuado, guardar nº do registro e recibo de pagamento, (telefonar para a Biblioteca para saber quando os textos foram registrados tendo em mãos o nº solicitado).
Representações EDA:

Amapá - AP
BIBLIOTECA ESTADUAL ELCY LACERDA
Rua São José, 1800
Bairro Central - Macapá, CEP: 68900-110
Tel: (96) 3212-5119, 3212-5239 

Bahia - BA BIBLIOTECA PÚBLICA DA BAHIA
Rua General Labatut, 27, 3º andar
Barris - Salvador, CEP: 40070-100
Tel: (71) 3117-6064
Fax: (71) 3328-3940 

Brasília - DF BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA DE BRASÍLIA
Maria da Conceição Moreira Salles
Av. 3W Sul - EQS 506/507, s/nº
Brasília - CEP: 70350-580
Tel: (61) 3244-1361
Fax: (61) 3443-3163 

Espírito Santo - ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Av .Fernando Ferrari, 514
Goiabeiras - Campus Universitário, Vitória, CEP: 29060-900
Tel: (27) 3335-2370, 3335-2375
Fax: (27) 3335-2378
Maranhão - MA 

BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE Praça do Panteon s/n
Centro - São Luis, MA CEP: 65020-480
Tel: (98) 3218-9961
E-mail: datbpbl@cultura.ma.gov.br 

Mato Grosso Unic - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Av. Beira Rio 3100
Grande Terceiro - Cuiabá, CEP: 78065-700
Tel: (65) 3363-1179
Fax: (65) 3363-1176 

Minas Gerais - MG Biblioteca  Publica Municipal Bernardo Guimarães
Rua Alaor Prata, 317 - Centro
Uberaba - MG  CEP: 38015-010
Tel: (34) 3332-1900
Pará - PA 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Av. Augusto Corrêa, nº 1
Guamá - Belém, CEP: 66075-900
Tel: (91) 3201-7258, 3201-7000 (Geral)
Paraná - PR 

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Rua Cândido Lopes, 133
Centro - Curitiba, CEP: 80020-901
Tel: (41) 3221-4900
Fax: (41) 3224-0575, 225-6883 

Pernambuco - PE
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Rua João Lira, s/nº
Bairro Santo Amaro - Recife, CEP: 50050-550
Tel: (81) 3181-2649
Fax: (81) 3181-2640 

Rio de Janeiro - RJ (SEDE) Escritório de Direitos Autorais
Rua da Imprensa, 16/12º andar - sala 1205
Castelo - Rio de Janeiro - 20030-120
Tel (21) 2220-0039, 2262-0017
Fax (21) 2240-9179 

Rio Grande do Norte - RN Biblioteca Câmara Cascudo
Rua Potengi, 535
Petrópolis - Natal, CEP: 59020-030
Tel: (84) 3232-9746
Fax: (84) 3232-9724
Obs.: O posto encontra-se temporariamente desativado. No entanto, fornece informações sobre o registro das obras. 

Santa Catarina - SC UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi - Florianópolis, CEP: 88035-001
Tel: (48) 3321 8020, 3231-1590
Fax: (48) 3334-6000 

Representação da Biblioteca Nacional (prédio FUNARTE):
São Paulo - SPRua General Julio Marcondes Salgado, 234
Campos Elíseos - São Paulo, CEP: 01201-020
Horário de atendimento de 10:00 às 16:00 horas.
Tel: (11) 3825-5249

Endereço antigo:
Alameda Nothmann, 1058
Campos Elíseos - São Paulo - SP
Fone: 3826.0044/3825.5249
http://www.bn.br

______________Dúvidas?
Entrar no s(a)ite da Biblioteca Nacional
http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=32
ou se dirija a página FALE CONOSCO (do EDA)  http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=65


EDA
Escritório de Direitos Autorais, no Rio de Janeiro
Fone: 0x(21 e/ou 15) 2220.0039 - 2262-0017 e/ou 2262.0017
e-mail: eda@bn.br
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5988.htm
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm#art115

Direitos autorais no Brasil afirma a Lei 9.610/98: "é expressamente vedada, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis, a reprodução, publicação, distribuição e/ou o uso indevido de qualquer dos textos ora em questão, seja na íntegra ou em partes, sem o expresso consentimento e concordância por escrito dos respectivos autores".

Lei n° 9.610, de 19.02.98: http://www.cultura.gov.br/legislacao/leis/index.php?p=36&more=1&c=1&tb=1&pb=1
*Contra plágio: http://www.copyscape.com

Um pouco da História: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Nacional_do_Brasil

............................

Proteja as suas criações (registre seus próprios textos e caso "blogar" o faça corretamente; respeite os direitos autorais alheios citando fontes idôneas: s(a)ites oficiais/livros/artigos/entrevistas lembre-se de se utilizar de "aspas" em caso de citações de outrem, repasse textos originais, alerte caso hajam adulterações, enfim: PESQUISE. (grifos meus)

Hoje em dia o que adianta “levantar um belo s(a)ite” sem ter consciência? “Enviar notas de observações em grupos fechados ou listas públicas de arte/literatura/música... é levantar bandeiras” a respeito de Direitos Autorais para tanto se faz necessário a Conscientização do que vem sendo repassado: Preserve seus direitos e Respeite os de outrem. (Rosangela_Aliberti)São 

Paulo, 15 de janeiro de 2008


*


PONTUAÇÃO

Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.

A seguir veremos os principais empregos de alguns sinais de pontuação.

PONTO FINAL


É utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas.

Exemplo:

Lembrei-me de um caso antigo.

Vamos animar a festa.

O ponto final também é utilizado em abreviaturas.

Exemplo:

Sr. (senhor), Sra. (senhora), Srta. (senhorita), pág. (página).

PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)


É utilizado no fim de uma palavra, oração ou frase, indicando uma pergunta direta.

Exemplo:

Quem é você?

Por que ninguém ligou?

Não deve ser usado nas perguntas indiretas.

Exemplo:

Perguntei a você quem estava no quarto.

PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!)


É usado no final de frases exclamativas, depois de interjeições ou locuções.

Exemplo:

Ah! Deixa isso aqui.

Nossa! Isso é demais!

VÍRGULA


A vírgula é usada nos seguintes casos:

- para separar o nome de localidades das datas.

Recife, 28 de junho de 2005.
- para separar vocativo.

Exemplo:

Meu filho, venha tomar seus remédios.

- para separar aposto.

Exemplo:

Brasil, país do futebol, é um grande centro de formação de jogadores.

- para separar expressões explicativas ou retificativas, tais como: isto é, aliás, além, por exemplo, além disso, então.

Exemplo:

O nosso sistema precisa de proteção, isto é, de um bom antivírus.
Além disso, precisamos de um bom firewall.

- para separar orações coordenadas assindéticas.

Exemplo:

Ela ganhou um carro, mas não sabe dirigir.

- para separar orações coordenadas sindéticas, desde que não sejam iniciadas por e, ou e nem.

Exemplo:

Cobram muitos impostos, poucas obras são feitas.

- para separar orações adjetivas explicativas.

Exemplo:

A Amazônia, pulmão mundial, está sendo devastada.

- para separar o adjunto adverbial.

Exemplo:

Com a pá, retirou a sujeira.

PONTO E VÍRGULA


O ponto e vírgula indica uma pausa mais longa que a vírgula, porém mais breve que o ponto final.

Emprega-se o ponto e vírgula nos seguintes casos:

- para itens de uma enumeração.

Exemplo:

As vozes do verbo são:
  1. voz ativa;
  2. voz passiva;
  3. voz reflexiva.
- para aumentar a pausa antes das conjunções adversativas – mas, porém, contudo, todavia – e substituir a vírgula.

Exemplo:

Deveria entregar o documento hoje; porém só o entregarei amanhã à noite.

DOIS PONTOS


Os dois pontos são empregados nos seguintes casos:

- para iniciar uma enumeração.

Exemplo:

O computador tem a seguinte configuração:
- memória RAM 256 MB;
- HD 40 GB;
- fax-modem;
- placa de rede;
- som.

- antes de uma citação.

Exemplo:

Já diz o ditado: tal pai, tal filho.

Como já diz a música: o poeta não morreu.

- para iniciar a fala de uma pessoa, personagem.

Exemplo:

O repórter disse: - Nossa reportagem volta à cena do crime.

- para indicar esclarecimento, um resultado ou resumo do que já foi dito.

Exemplo:

O Ministério de Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde.

Nota de esclarecimento:
Nossa empresa não envia e-mail a seus clientes. Quaisquer informações devem ser tratadas em nosso escritório.

RETICÊNCIAS


Indicam uma interrupção ou suspensão na seqüência normal da frase. São usadas nos seguintes casos:

- para indicar suspensão ou interrupção do pensamento.

Exemplo:

Estava digitando quando...

Guiava tranquilamente quando passei pela cidade e...

- para indicar hesitações comuns na língua falada.

Exemplo:

Não vou ficar aqui por que... por que... não quero problemas.

- para indicar movimento ou continuação de um fato.

Exemplo:

E a bola foi entrando...

- para indicar dúvida ou surpresa na fala da pessoa.

Exemplo:

Rodrigo! Você... passou no vestibular!

Antônio... você vai viajar?

ASPAS


São usados nos seguintes casos:

- na representação de nomes de livros e legendas.

Exemplo:

Já li “O Ateneu” de Raul Pompéia.

“Os Lusíadas” de Camões tem grande importância literária.

- nas citações ou transcrições.

Exemplo:

“Tudo começou com um telefonema da empresa, convidando-me para trabalhar lá na sede. Já havia mandado um currículo antes, mas eles nunca entraram em contato comigo. Quando as seleções recomeçaram mandei um currículo novamente”, revelou Cleber.

- destacar palavras que representem estrangeirismo, vulgarismo, ironia.

Exemplo

Que “belo” exemplo você deu.

Vamos assistir a “show” de mágica.

PARÊNTESES


São usados nos seguintes casos:

- na separação de qualquer indicação de ordem explicativa.

Exemplo:

Predicado verbo-nominal é aquele que tem dois núcleos: o verbo (núcleo verbal) e o predicativo (núcleo nominal).

- na separação de um comentário ou reflexão.

Exemplo:

Os escândalos estão se proliferando (a imagem política do Brasil está manchada) por todo o país.

- para separar indicações bibliográficas.

Pra que partiu?

Estou sentado sobre a minha mala
No velho bergantim desmantelado...
Quanto tempo, meu Deus, malbaratado
Em tanta inútil, misteriosa escala!
(Mario Quintana, A Rua dos Cata-Ventos, Porto Alegre, 1972).

CONCLUSÃO


Vimos nesse tutorial que os sinais de pontuação representam as pausas e entoações de nossa fala. Eles dão à escrita maior clareza e simplicidade.

O ponto final é utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Também é usado em abreviaturas. O ponto de interrogação é utilizado no final de palavras, orações ou frases para indicar uma pergunta direta. Não deve ser empregado em perguntas indiretas.

O ponto de exclamação é usado no final de frases exclamativas e depois de interjeições ou locuções. A vírgula tem vários casos de emprego, entre eles estão: separação de nomes de localidades, vocativos, aposto, expressões explicativas, orações coordenadas sindéticas, etc.

O ponto e vírgula servem para enumerar itens, aumentar a pausa antes de conjunções adversativas. Dois pontos são usados para iniciar uma enumeração, antes de citações, no início da fala de uma pessoa, personagem e para indicar esclarecimento, resultado ou resumo do que já foi dito.

Espero, mais uma vez, ter alcançado o meu objetivo que foi passar algum conhecimento sobre os sinais de pontuação e como eles devem ser empregados.


Um comentário:

  1. ESTA DICA REALMENTE É MUITO IMPORTANTE PARA O ESCRITOR INDEPENDENTE. VALEU!!!!!

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